domingo, 28 de Abril de 2024  01:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-08-2007

O fenómeno permanece por explicar


Anadia - Cabaças gigantes, em Anadia

Chega a ter mais de um metro e cinco centímetros de comprimento a cabaça "gigante" que nasceu num quintal na freguesia da Moita, concelho de Anadia.

Embora não seja caso isolado (o pé que originou o fenómeno deu outros exemplares igualmente grandes, com cerca de 90 centímetros), a verdade é que este espécime tem deixado a vizinhança estupefacta tal a sua dimensão.

O fenómeno ocorreu no quintal de Maria Hermínia Pereira Lopes, emigrada no Luxemburgo e foi seu pai, Manuel de Jesus Lopes, que vai olhando pelo quintal (é assinante do Jornal da Bairrada) deu a conhecer o insólito pé de cabaças de dimensões anormais.

"Nunca vi nada assim, em toda a minha vida. E, olhe que já tenho 69 anos de idade", avançou o sexagenário, sem conseguir recordar de onde vieram as sementes: "nem sei quem me deu as sementes, mas foi pessoa de cá. Não me recordo é quem".

Como esta é a primeira vez que o pé dá cabaças já está decidido a guardar as sementes das maiores cabaças para semear no próximo ano, até porque alguns dos seus vizinhos já lhe pediram algumas sementes para ver se também têm a mesma sorte.

Recorde-se que no passado as cabaças eram muito utilizadas no campo. Depois de secas, este fruto era esvaziado de sementes e transformado em vasilhas, destinadas a armazenar líquidos como, por exemplo, vinho e água que os agricultores levavam consigo para o campo.

No presente, é já muito difícil encontrar artesãos que se dediquem a preparar estas peças, usadas agora como elementos decorativos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®